quarta-feira, novembro 08, 2006

Receita de Reconciliação


para duas pessoas
tempo de preparo: o necessário

Ingredientes:

1/2 pacote de macarrão italiano (do caro!);
1 garrafa de vinho italiano (não tão caro);
1 maço de salsinha lavada e picada bem pequeninha;
4 dentes de alho picados em fatias finas;
azeite bom;
300g de filé mignon cortado em cubinhos;
1/2 vidro de champignon;
1/2 cebola cortada em pedaços grandes;
1 colher das de sopa de manteiga;
2 kg de mágoa;
5 kg de culpa;
1/2 litro de lágrimas verdadeiras;
100 ml de lágrimas um pouco forçadas (se necessário);
música a gosto;
amor à vontade;
aperitivos e sobremesa preferidos;
1 cartão de crédito.

Modo de preparo:

Inicie com o cartão: adicione os produtos ao carrinho de supermercado com cuidado, escolhendo bem (importante: não esqueça de fechar os olhos ao assinar a fatura!). Numa cozinha limpa, coloque música a gosto, abra o vinho e espalhe delicadamente os aperitivos sobre a mesa. Encha uma panela grande com água, adicione sal (de modo que ela fique tão salgada quanto a água do mar), e coloque pra ferver; se possível, aproveite o calor para quebrar o gelo. Salgue a carne e reserve.

Enquanto deixa a mágoa transbordar, reserve também uma dose generosa de paciência e humildade, usando 3/4 da culpa. Corte a cebola, o alho e a salsinha como indicado acima. Numa panela pequena, frite a carne na manteiga; quando estiver mais ou menos frita, adicione a cebola e o champignon e frite até a cebola ficar douradinha. Com o amor, enxugue as lágrimas verdadeiras; se necessário, utilize com parcimônia as lágrimas um pouco forçadas. Se a água do macarrão já estiver fervendo, desligue o fogo e tampe a panela (isso porque quando você for cozinhá-lo ela volta a ferver rapidamente).

Numa panela média (grande o suficiente para caber o macarrão depois de cozido) frite o alho da seguinte maneira: cubra o fundo da panela com mais ou menos 1cm de azeite; quando estiver quente, jogue o alho picado e deixe fritar até dourar. Assim que estiver dourado, retire os pedacinhos rapidamente com uma escumadeira e reserve (senão eles queimam!). Reserve também a panela com o azeite.

Ligue novamente o fogo da panela com água, espere ferver e cozinhe o macarrão al dente (se tem dúvidas quanto ao ponto, marque o tempo indicado no pacote. Se for macarrão nacional, deixe um minuto a menos do que o indicado). Enquanto o macarrão cozinha, deixe que a mágoa termine de transbordar até o final e fique atenta para não se magoar também. Você acabará ficando sozinha na cozinha; é normal. Pacientemente, escorra o macarrão e leve as duas panelas (da carne - apenas para aquecer; cuidado para não grudar! - e do azeite) ao fogo. Despeje o macarrão na panela com azeite e vá misturando aos poucos a salsinha e o alho. Desligue o fogo e tampe as panelas (não esqueça que você ainda estará sozinha). Lave toda a louça que usou pra cozinhar e arrume a mesa. Na sala, coloque mais uma boa dose de amor pra terminar de uma vez com a mágoa. Leve ao quarto, ou ao sofá, e divirta-se à vontade.

Depois, esquente tudo novamente e, com seu par, comam comida requentada, deliciosa e feliz. E pelo menos o alho não vai mais atrapalhar o romantismo.

Guarde o que sobrou da culpa para saborear sozinha. Jogue fora toda a mágoa que conseguir.




(dica: o prato pode - e deve! - ser substituído pelo prato preferido da pessoa ofendida.)

1 Comments:

Blogger malvinas said...

Delicia... Vou usar a receita viu? As duas!

6:58 PM  

Postar um comentário

<< Home