quarta-feira, julho 05, 2006

Abajo la privatizacion de los papeles!

Caras Malvinas do mundo todo!

A Bolivia e um pais onde todos - dos taxistas aos mendigos - podem discursar longamente sobre o capitalismo selvagem, imperialismo ou politica nacional. Da pra ficar horas na rua debatendo os rumos da cidade, do pais ou do mundo, dependendo so da paciencia de cada um. Agora, com o governo de Evo Morales, a palavra mais escutada e "nacionalizacao" e a mais odiada e "privatizacao". Pois bem, amigos: por isso me indigna cada dia mais uma sutil e malevola privatizacao que tem ocorrido nos ultimos anos subterraneamente e de modo desapercebido aos olhos dos bolivianos, esse povo bonito e trabalhador, este povo humilde e valoroso, este povo queimado de sol e calejado pelos politicos corruptos que sempre chafurdaram no dinheiro alheio - a privatizacao dos papeis higienicos. Pois aqui, companheiros, cada dia fica mais raro encontrar papeis higienicos em qualquer banheiro que se visite, seja ele publico ou privado, seja ele de um boteco vagabundo ou do palacio presidencial. Na verdade, desde que cheguei encontrei apenas um banheiro com papel (e olha que ando visitando muitos banheiros por motivos de forca maior). O que acontece, minha gente? Cada cidadao tem que comprar individualmente seu rolito de papel (rosa) e carregar consigo para onde for, as custas de nao ter atendidas suas necessidades mais basicas (e limpinhas). Inexiste uma polititica higienica papelifera para este povo tao sofrido. Mesmo no governo de Evo Morales. E o bem estar coletivo, onde fica??? Nao, caros amigos, o que importa para os interesses escusos que diabolicamnete implantaram esse sistema e que cada pessoa resolva individualmente o seu problema, sem levar em conta o conjunto da sociedade! E o resultado, claro, e o lucro estratosferico!! Nao posso comprovar, mas seria o caso para que os jornalistas investigassem: a quem interessa essa privatrizacao? As empresas que extraem madeira ilegalmente na Amazonia? A elite branca que sempre governou este pais? As transnacionais? Ao Tio Sam? Fica aqui uma sugestao de pauta.

Sinceramente,

A Indignada

Porem Limpinha

Malvina boliviana (e bolivariana)

1 Comments:

Blogger malvinas said...

isso me fez lembrar uma história que não sei onde li, acho que numa biografia do che.

diz que, depois de consolidada a revolução, no período em que o che foi ministro, estavam construindo um prédio público qualquer. a planta planejava um (ou mais) banheiro por andar. che vetou, alegando que era preciso apenas um banheiro. e seus subalternos disseram "pero, comandante, el hombre revolucionario no tien las mismas necesidades que el hombre comun?", ao que che respondeu: "si és por la revolución, el hombre revolucionario no precisa ir ao banõ como el hombre comum". e vetou os banheiros.

o engraçado da história toda é que o livro contava isso como uma das "grandes grandezas" de che, e eu, adolescente, entrei em conflito entre meu espírito revolucionário e minha ABSOLUTA necessidade de banheiros limpos... hehehehe

11:25 PM  

Postar um comentário

<< Home