segunda-feira, agosto 28, 2006

Carta aberta à Clá

Cara Clá,
Não pude deixar de te escrever depois do tão inesperado encontro que você teve com a minha melhor amiga, coisa que, certamente não desconfia.
Tenho tanta coisa para te dizer... A primeira delas não passa de um vexatório “Eu não sabia...”, mas que tem ao menos a virtude de ser verdadeiro. Pois é, Clá, eu não sabia que o amor doía... Quando eu comecei meu caso com o homem da sua vida, o amor para mim não passava de uma grande brincadeira – nem bom demais, nem ruim demais. Um jogo apenas, no qual eu, menina, que era, no fundo morria de medo de sair perdendo e então só esbarrava nele com aquelas saias curtinhas que eu usava, para poder sempre acabar a noite com meu sorriso triunfal.
Eu nunca amei seu homem e te digo com toda a certeza que, no pouco tempo em que ficou comigo, ele nunca deixou de ser seu. À noite, fazíamos amor em frente à sua fotografia, colada na porta do armário dele. Não era afronta, não... Pelo contrário, era uma forma de ele nos dizer que aquele território ainda te pertencia. Eu sabia, mas não me importava muito... O ciúme ainda levaria alguns anos para bater à minha porta...
Daquele tempo guardei sua memória viva na lembrança: uma noite, em uma festa na casa dele, você me chamou para um duelo verbal. O tema? Não podia ser outro: o futuro dele. Você tinha teorias e idéias acabadas do que seria o melhor para ele. Já eu, não perdia muito tempo pensando nisso, ele que fizesse o que quisesse da vida dele, o futuro estava longe demais. Mas os seus olhos verdes me deram medo e eu resolvi dormir cedo, para não ter que agüentar os raios que saíam de dentro deles. Só hoje me dou conta como deve ter te doído o momento em que eu subi as escadas para esperá-lo no quarto, enquanto você teve que pegar seu carro e provavelmente voltar chorando para casa. Deste dia ainda, um episódio memorável da minha condição de debutante na vida: graças a você, Clá, eu aprendi a tomar uísque. Porque naquele seu desafio verbal, você segurava um copo de uísque que ele mesmo te servira meia hora antes. Eu, com a minha lata de cerveja, me sentia minúscula e infantil. A partir desse dia, decidi ostentar aquela bebida que me parecia tão chique...
Eu não sabia, Clá. Vocês não estavam mais juntos há algum tempo e eu achava que quando isso acontecia era porque as pessoas não queriam mais estar juntas...No meu mundo lógico, simples e pueril, a insanidade do amor estava reservada para cantores de bossa-nova e filmes europeus.
O tempo passou e um dia ele veio me dizer que não queria mais ficar comigo. Eu não entendi muito bem porque, se afinal respeitava sempre o espaço dele e vivia a minha vida também. Não é isso que os homens querem? Não. Ele queria um amor de verdade, como o seu.
Alguns anos se passaram. Vocês voltaram a namorar e eu resolvi morar fora com um homem. Fui como quem vai para a guerra, porque sabia que não podia fugir da missão mais difícil da minha vida: amar um homem.
O amor chegou para mim de braços dados com a solidão. Longe de casa, dos amigos, das minhas referências, aquele sentimento que se confundia dentro de mim com fragilidade e dependência me assustava demais. Fui me apequenando, emagreci 10 quilos e chorei tanto que adquiri uma enxaqueca crônica. Não era à toa que eu fugia tanto desse monstro.
E então veio o pior de tudo: o ciúme. Tudo aquilo que você sentia por alguém que ficou três meses com o seu homem, eu senti pela mulher que havia se casado com ele antes de mim. Três longos anos, os quais eu podia sentir o cheiro naquele apartamento que ainda estava no nome dela. Alguém dentro de mim assistia impassível ao meu gradual desmoronamento e entrega: ele telefonava para ela todos os dias e ficava quase uma hora, dando risada e falando com aquela voz que só os apaixonados usam. Ai, aquela voz! Encontrei fotografias dela pelada em uma velha agenda (que seios enormes e belos – tão diferentes dos meus brasileiros...), cartas de amor..
Ai Clá, tanta coisa...E se te conto isso é, não só para fazê-la ter pena de mim, mas para dizer que, enfim , eu te entendi. É, sim, entendi o porquê dos raios de ódio que saem dos seus olhos quando me vêem. E, entendendo, te perdoei. A ela, perdôo todo dia um pouco, apesar de às vezes, em súbitos acessos de fúria, eu cortar com gilete uma das fotografias dela que sobraram por aí... Mas o perdão é necessário.
Não perca tempo comigo, não. Tudo passa, Clá.
No fundo, o que eu quero, é que todos nós sejamos felizes.
Um grande abraço para você
Malvina.

3 Comments:

Blogger malvinas said...

nooossaaaa hein.
snif.

9:42 PM  
Blogger malvinas said...

linda, linda!

escreva mais... sempre.

11:09 AM  
Blogger malvinas said...

Ô Malvina,

Deu água nos olhos. É triste estar numa fase em que não se consegue perdoar - como eu, agora. Nem ele, nem ela, nem ao próprio amor. E acho que é isso mesmo: ir perdoando um pouquinho a cada dia, e depois em um súbito ataque de raiva voltar tudo para trás e arrancar os cabelos e maldizer e xingar, até que outro ódio possa ocupar o lugar daquele no espaço das coisas importentes que nos fazem viva.... só porque a vida não é assim tão lógica e direitinha como a gente imaginava enquanto menina, né?

6:23 PM  

Postar um comentário

<< Home