sexta-feira, fevereiro 16, 2007

A imagem cravou no meu peito, daquele jeito que faz a gente cerrar os dentes.

Ela era pequena, magrinha e de mochila azul. Devia ter uns nove anos. Subiu no ônibus com mais quatro irmãos, todos de máscaras de papel preparadas por eles, era de se ver, para o carnaval. Mas ela era diferente, era a princesa. A única de fantasia, com os cabelos bem puxados para trás com água, amarrados numa fita. Os cachinhos eram bem diferentes do cabelo liso da branca de neve estampada em seu peito. A capa vermelha estava furada, os paetês verdes dos ombros bufantes descolando. Ela era uma branca de neve negra e pobre, indo para o carnaval da escola pública.

Sei que a ironia fala por si. Mas preciso dizer que pensei na indústria Walt Disney. Pensei na pequena sereia branca e ruiva de fartos cabelos, pensei na branca de neve, na cinderella, todas loiras, brancas de nariz fino e lembrei que no mundo encantado não cabe uma princesa negra. Me deu vontade de dizer pra branca de neve da mochila azul que ela era a princesa negra mais linda do mundo, que soltasse o cabelo, que a branca de neve no seu peito não era páreo pra ela em beleza e força. Mas me calei. Ela desceu do ônibus, atravessou a rua, a capa voando, os paetês verdes refletindo o sol. Lembrei do meu filho de 2 anos me dizendo maravilhado que os cabelos trançados da sua amiguinha da escola era “muito lindo, mamãe”. Desejei com toda força que ele sempre pense assim. E desejei com mais força ainda que ela também ache. E que nunca, nunca mesmo vista-se de branca de neve e puxe os cabelos para trás.

3 Comments:

Blogger Malvinas said...

os cabelos eram! eram muito lindos... desculpem malvinas e leitores, foi o calor da hora.

12:41 PM  
Blogger Malvinas said...

lindo, lindo, lindo, lindo... Amei, me arrepiei.
Que força vc tem e que força essa menina tem...

4:33 PM  
Blogger Malvinas said...

nossa, arrepiei também. parabéns pelo texto!!!

4:59 PM  

Postar um comentário

<< Home