sábado, novembro 08, 2008

Pra deixar de ser coisa

Assim como Satre, Beauvoir dizia que a liberdade exige coragem moral. É mais fácil a pessoa desistir de sua liberdade e tornar-se uma coisa. Como Beauvoir deixou claro, as mulheres podiam viver bajulando os homens, vivendo através dele, sendo sustentadas por eles. "É um caminho fácil: nele se evita a tensão envolvida em assumir uma autêntica existência".
Pois bem, to tentando deixar de ser coisa.
Não que eu fosse sustentada por alguém, mas quase. É a tal da terceira perna que a Clarice tentou explicar. Porque eu passei três anos ao lado dele e comecei a me esquecer de quem eu era antes dele entrar na minha vida. Antes, eu não precisava dele. É claro, ele ainda não fazia parte da minha vida. Pois bem, posso afirmar categoricamente: deixar de ser coisa não é tarefa fácil. Eu tenho me esforçado para ficar feliz e pra lembrar do que eu gostava de fazer sozinha. Tenho sim, feito muitas coisas que eu não fazia e que eu adoro. E tenho visto pessoas que eu adoro que me fazem lembrar de quem eu sempre fui e de quem eu não estava sendo. Mas agora não existe mais a terceira perna. Ela me impossibilitava de andar mas fazia de mim um tripé estável. A proximidade do fim do ano ajuda para querer largar tudo, para criar essa confusão mental, essa vontade de mudar de vida e de recomeçar. Amanhã tem cachoeira. Isso deve ajudar.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Tá tentando e tá conseguindo.
Estamos.
Beijo e vamo-que-vamo.

7:17 PM  

Postar um comentário

<< Home