quinta-feira, novembro 03, 2005

Menstruar é o bicho!

Essa é para os rapazes de plantão, que eu sei que andam lendo o nosso blog às escondidas sem nunca deixar comentários. Meus queridos, ao contrário do que se pensa e se diz, menstruar é o bicho!

Porque é o fim de um ciclo, e o anúncio de uma coisa nova. Significa que a possibilidade de estar grávida acabou, que essa bifurcação de caminho foi superada, e pra frente tudo está em branco e pode ser preenchido como a gente quiser. Significa que nosso corpo está funcionando, pedindo, querendo uma nova fase, que que dar um basta ao ciclo presente.

E esse basta vem como uma enxurrada de sangue vermelho, vivo, que sai forte, que sai a toda hora, não quando a gente quer ou programa, é inoportuno, é mal-educado, anti-civilizado, anti-higiênico. É um momento em que nós, mulheres, temos que abaixar a cabeça à ordem da Natureza e agradecer, um momento em que a gente não pode mandar no nosso corpo como fazemos durante os interminaveis regimes, com a cera quente que arranca nossos pelos toda semana, com os cabelos que tosamos, pintamos, controlamos.

É a coisa mais animal depois da maternidade e junto com o sexo, e é o que faz com nós, mulheres, sejamos ainda bicho; ela não nos permite deixar de lado o andar sobre a terra com pés descalços, o sentir o cheiro da morte, do perigo, os sonhos premonitórios e a tão falada intuição feminina, o amor selvagem à cria e ao nosso macho.

Ela dá tesão, faz bem à pele, torna nossos seios sensíveis e os cabelos arrepiados, tem um cheiro forte, e é uma revolta da natureza, a menstruação. Uma subversão silenciosa, uma enxurrada que não pára e você ali, sentada na mesa de reunião olhando para o seu chefe de terno e gravata, o ar-condicionado ligado e lá fora o barulho do trânito da cidade, e seu corpo numa explosão de vida selvagem, de lama, de sangue, e nesses momentos vem a consiência de que é isso que importa, que a Natureza está ali e e o resto é nada, e às vezes até sem querer escapa um sorrisinho irônico pelo canto da boca - os homens não entendem nada.

É claro que tem mulher que não gosta de menstruar, tem mulher que até toma pílula para menstruar regularmente todo mês um simulacro de menstruação, tem mulher que toma remédio para não enfrentar a dor da cólica ou o stress da TPM, consequências do tempo masculino, de enfrentar todo dia o assalto ao ser mulher de verdade. Eu as perdôo, mas não sou dessas.

Me encanta saber que, quando mentruo, meu corpo pede que ue fiquei queita em casa, que chore, que enfrente sozinha a dor do final de um ciclo, que me descabele, desespere. Que meu corpo manda. Quando ela vem, é um alívio, um sinal de que o mundo segue no seu tempo cíclico, que está tudo bem e meu sangue continua a se renovar como se renovam as águas dos rios. E é o momento de me entocar, cuidar da minha fragilidade - as pernas ficam fracas, as costas doem - não me expor, silenciar, escutar o barulho do vento e as músicas boas e sentir o quentinho do sol de manhã.

Tudo isso vem de uma vez, é uma loucura, e é dessa loucura que nós, as mulheres, nos alimentamos nos sonhos mais obscuros das longas noites.

5 Comments:

Blogger malvinas said...

menstruação é que nem casamento, tem dois momentos felizes: a hora que começa e a hora que acaba.

6:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Há! Me descobriram. Nossa. Esse texto vai fazer eu parar de ver a menstruação como algo completamente sobrenatural. Malvina, minha cara, seja vc qm for, vc se superou :)

10:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Falou bonito! Assino em baixo, linhas e entrelinhas!

12:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

cris disse...
Eu adorei ese blog
sobre menstruação
foi massa.
VALEU

8:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que viagem!

9:24 PM  

Postar um comentário

<< Home